sábado, 31 de maio de 2014

A importância da tecnologia na educação.

Educar na sociedade tecnológica não é apenas ensinar como usar os aparatos tecnológicos no ambiente escolar, mas sim preparar indivíduos adaptáveis e criativos com habilidades que lhe permitam lidar facilmente com a rapidez na fluência de informações, acompanhando as transformações e sendo parte delas, de modo responsável, ético e legal.
E para isso o uso de tecnologias como instrumentos educacionais trazem um mar de possibilidades para utilização no âmbito educacional, entre eles um melhor aproveitamento pedagógico, de forma a potencializar o processo de ensino aprendizagem. Podemos encontrar muitas propostas de metodologias, ferramentas e atividades a serem desenvolvidas pelos alunos a partir desses recursos.
No contexto atual, o novo paradigma da educação dá ênfase no educar centrado no crescimento pessoal e coletivo, na busca de uma autoconsciência para a vida e nas competências tecnológicas conscientes, na qual o educando não pode ser simplesmente, aprendiz de um conhecimento dissociado de sua prática.
Para dar conta dessa realidade educacional a escola precisa ir além e estar integrada aos recursos tecnológicos visando mudanças no pensar individual e social dos sujeitos. Assim, esta precisa articular o interesse dos alunos ao contexto, dentro de uma proposta pedagógica compatível ao cotidiano social de seus alunos.
Nesse sentido, a importância dos recursos tecnológicos se justifica pelo caráter pragmático destes recursos enquanto ferramentas metodológicas no processo ensino e aprendizagem e mais ainda pela contribuição na formação de sujeitos preparados tanto tecnologicamente como criticamente para o convívio social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário